O Chimichurri, que até então era um molho tradicional na Argentina e Uruguai, caiu no gosto dos brasileiros e está cada vez mais presente nos churrascos por aqui.
É uma espécie de Vinagrete picante, à base de salsinha, coentro, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva.
Geralmente é para temperar a carne depois de pronta, mas pode ser usado tanto para marinar a carne antes de fazer o churrasco, como para molhar a carne enquanto está sendo assada.
Pode ser facilmente encontrado em supermercados, açougues e boutiques de carne.
Receita Chimichurri Caseiro
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de salsinha fresca
- ½ xícara (chá) de orégano seco
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 3 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara (chá) de azeite
- ½ xícara (chá) de água
- ½ colher (sopa) de sal grosso
Modo de Preparo
1. Prepare a salmoura: numa panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até ferver. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
2. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. Lave, descarte as sementes e pique as pimentas dedo-de-moça em cubinhos. Descasque e pique fino os dentes de alho.
3. Na tigela com a salmoura, acrescente a salsinha, as pimentas e os dentes de alho picados. Junte o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar por, pelo menos, 1 hora antes de usar – quanto mais tempo descansando mais gostoso o molho fica.
OBS: Você pode armazenar o chimichurri num pote com fechamento hermético por até 10 dias na geladeira.
Esse foi o Chimichurri, se você ainda não conhece vale a pena experimentar!
Grande abraço e até a próxima!
Obs. Quer aprender TUDO sobre Churrasco e Hambúrguer Artesanal em um só lugar?